Manutenção Predial

Equipe de Engenheiros
  • O que é manutenção predial?

A manutenção predial é um conjunto de atividades de avaliação, manutenção e correção nos sistemas, equipamentos e áreas comuns de um prédio. Seu objetivo é manter a vida útil prevista para a edificação. A manutenção predial deve ser feita inclusive em estruturas novas, recém-inauguradas. As ações checam se os serviços estão funcionando conforme o previsto e de forma segura, atuando em eventuais problemas.

A manutenção predial evita, por exemplo, que problemas sejam identificados tardiamente. Isso porque ela prevê a elaboração de um plano de manutenção que institui uma série de rotinas à administração do prédio, apontando quando cada componente da infraestrutura precisa ser revisado. O planejamento é elaborado com o auxílio de uma inspeção e acompanhado pelo síndico junto de técnicos especializados. 

  • Quais são os tipos de manutenção predial?

Existem três tipos de manutenção predial:

 

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

 

É realizada antes do surgimento de algum problema. É fundamental para a conservação dos edifícios e pode contribuir para a redução de custos, através da manutenção minimiza a ocorrência de falhas e problemas futuros, além de auxiliar na prevenção de acidentes.

 

 

MANUTENÇÃO CORRETIVA

 

Na manutenção corretiva há as primeiras ocorrências de falha em instalações. Ela surge para corrigir problemas de forma mais urgente e sem planejamento e muitas das vezes tem custo mais alto.

 

MANUTENÇÃO PREDITIVA

 

A manutenção preditiva possui bastante semelhança com a preventiva, pois ambas se empenham em identificar e antecipar em possíveis e problemas.

  • Mas de quem é a reponsabilidade pela manutenção predial?

A manutenção predial é uma das responsabilidades do síndico!

Essa é uma das principais atribuições de um síndico, pois as falhas nesse quesito geram consequências para todos os moradores e usuários, podendo o síndico responder civil e criminalmente pelo que acontece no condomínio.

Além da gestão das atividades de manutenção predial, o síndico também é responsável pela contratação de profissionais e empresas prestadoras de serviço.